domingo, 9 de novembro de 2014

Importância do culto infantil -

Pessoal, encontrei esse material maravilhoso para quem quer ensinar as crianças do maternal amar a casa de Deus e adorá-lo.O currículo cumpre o período de quatro meses se você fizer o Culto Infantil uma vez por semana. Vale a pena você conhecer esse portal, segue o link: http://portalsementinhakids.com/2009/05/serie-de-licoes-eu-amo-a-minha-igreja/ Abaixo segue a apostila que montei sobre o Culto Infantil: A IMPORTÂNCIA DO CULTO INFANTIL PARALELO E NA NAVE DO TEMPLO ORGANIZADORA: LÚCIA VERÍSSIMO MONTEIRO Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbio 22:6) Índice I – INTRODUÇÃO...................................................................................................2 II - CULTO INFANTIL ............................................................................................3 III - A IMPORTÂNCIA DO CULTO INFANTIL PARALELO ..................................4 IV- IMPLANTANDO O CULTO INFANTIL PARALELO ........................................6 V- ORGANIZANDO O CULTO DA CRIANÇA MISSIONÁRIA NO TEMPLO ......11 VI – CONCLUSÃO ...............................................................................................15 VII - REFERÊNCIAS ............................................................................................16 ANEXO .........................................................................................................17 I – INTRODUÇÃO Desejo sublinhar neste material a importância do ensino da palavra de Deus para a vida das crianças. É bem verdade que ainda existem famílias cristãs que se preocupam com a formação cristã dos seus filhos, mas a maioria deixa a desejar. Vamos medir quanto tempo elas têm contato com o ensino verdadeiramente cristão. Na igreja é no máximo seis horas, isto calculando que elas estejam na escola dominical, e no culto infantil à noite. Sonhemos que em todas nossas famílias haja devocional familiar, ou tempo específico com as crianças para o ensino cristão na palavra, de mais uma hora semanal. Qual o resultado? Teremos então seis ou cinco horas semanais de tempo para formação cristã, para ensinar a criança no caminho que ela deve andar. Seria isto suficiente? Já sabemos a resposta. É não! Especialmente porque o tempo que elas tem debaixo de outras influências é imensamente maior. O certo é que as crianças, hoje, recebem mais influências dos programas de televisão, dos jogos eletrônicos, da internet, dos colegas de escola, do que dos pais ou da Igreja. Em geral muitos pais são permissivos, entregam o que é a sua responsabilidade, a formação das crianças, a terceiros, os quais na sua maioria não têm o temor de Deus. A cultura dos diversos veículos da mídia está corrompendo os valores morais, princípios bíblicos das crianças, e muitos de nós assistimos a isto, sem reação alguma vamos engolindo o engodo. Diante deste quadro que o mundo oferece as nossas crianças, infelizmente ainda existem pessoas na igreja que indagam – Por que fazer o Culto Infantil? Já temos o culto dos adultos! É errado fazer o culto infantil, pois as crianças precisam ficar na igreja com seus pais se esforçando para entender o sermão, antigamente era assim! . – A criança deve participar do culto com os adultos, para aprender a se comportar na igreja. – Se já tem Escola Dominical para quê Culto infantil? Estes acham que o Culto Infantil não é necessário porque não sabem nem o que é, e muito menos, o valor que ele tem para a vida espiritual das crianças. A igreja deve cumprir o seu papel também, e investir no Ministério Infantil. Portanto, considerando a realidade em que vivemos hoje com o avanço tecnológico, nós a “igreja”, e a “família” precisamos agir com a máxima urgência, investindo mais no processo do crescimento e formação cristã infantil, assim como, a Escola Dominical é a maior escola de educação cristã, o Culto Infantil é mais uma porta de ensino cristão para as crianças na igreja, por isso é importante tê-lo. Devemos procurar preencher todo o espaço possível na vida das crianças, tanto no ambiente familiar como na igreja, com atividades edificantes, e ganhá-las para Cristo, antes que o diabo através do seu mundo mentiroso e atrativo trague-as. Por isso, este material foi elaborado visando abordar a importância do Culto Infantil Paralelo, para a vida das crianças, e para a igreja do Senhor. Busca-se também apresentar sugestões para melhor dinamizar o Culto da Criança Missionária, no cotidiano da igreja, e habilidades da equipe envolvida com o trabalho infantil. O intento disso é unificar os envolvidos na obra do reino de Deus, para implementar na cultura da igreja, a importância do Culto Infantil. II - CULTO INFANTIL “Quem ganha uma criança ganha uma vida inteira.” O Culto Infantil em algumas igrejas é o cultinho. Essa expressão surgiu para denotar que o trabalho era para as crianças. A idéia era mostrar um momento de louvor e adoração na linguagem da criança. Entretanto, o cultinho também dá uma impressão de culto menor, inferior, o que não ocorre na realidade. O culto a Deus é um grande momento e culto das crianças não é cultinho; é o mais sublime momento de louvor que um ser humano pode entregar ao Senhor e Criador, como o próprio Cristo afirmou (Mateus 21:16), desde que seja dirigido para esse fim, independentemente da idade daqueles que ali estão. “Na nossa igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Missões”, acontecem dois tipos de cultos, o que é realizado com as crianças, o Culto da Criança Missionária que acontece uma vez durante o mês, mas precisamente na segunda quinta-feira, logo após o culto de missões dos adultos, na nave do templo, e o Culto Infantil Paralelo, é o que se realiza simultaneamente ao culto dos adultos. O paralelo, ainda são poucas as congregações que realizam. 1) O que é Culto Infantil? Jesus disse: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. ((Mt 4:10). CULTO é “adoração ou homenagem a divindade e qualquer de suas formas e em qualquer religião”. (Conforme o dicionário de Aurélio). O conceito bíblico básico de CULTO é o de serviço. Antigo Testamento – a ênfase está em grande parte na adoração congregacional. Além dos rituais de sacrifício e queima de incenso que o povo de Israel praticava, as pessoas expressavam amor e gratidão a Deus. Novo Testamento – a palavra mais frequentemente empregada significava, na sua origem, beijar a mão de alguém, como sinal de consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. Jesus participou tanto do culto no templo quanto na sinagoga, mas ensinava que o verdadeiro culto era o amor a Deus e ao próximo (Lc 10:25; 4:20; Tg 1:27). Uma observação importante: as crianças estavam presentes nas principais celebrações do povo de Israel (Js 8:35; IICr20: 13; Ne 12:43). Elas louvaram a Jesus em Sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21:15). Logo, o culto infantil é um trabalho (serviço) onde as crianças reunidas na presença de Deus podem mostrar que o amam com todo o seu ser. É quando o espírito, a mente, à vontade, as emoções e o corpo estão todos envolvidos na adoração a Deus. “O culto infantil é uma atividade de adoração realizada com as crianças”. Adoração é a veneração e culto que rendemos ao Senhor, quando reconhecemos sua grandeza. Uma parte fundamental da adoração é a submissão de nossa consciência à sua lei. ( João Calvino). 2) - Missão do Culto Infantil Glorificar a Deus ensinando as crianças a adorá-lo com reverência, nos termos dos padrões de culto estabelecidos nas instruções do Ministério da nossa Igreja Assembléia de Deus. 3) - Visão do Culto Infantil Crianças que adorem a Deus de forma bíblica, autêntica, fervorosa e transformadora. III - A importância do Culto Infantil Paralelo a) - O culto infantil é importante, pois: 1- permite uma integração mais fácil das crianças posteriormente no “culto dos”. “Adultos”; 2- possibilita à criança um espaço para participar ativamente do culto, seja. lendo a Bíblia, cantando, entregando boletim, orando, num contexto maior da congregação; tirando oferta, realizando o momento missionário etc.; 3- cria uma interação maior entre pastor, líderes e crianças. É muito comum a Experiência das crianças dizerem: “Aquele é o meu pastor!”; “Aquela é a minha”. Professora! Pois se sentem valorizadas ao ouvirem e verem os mesmos pregando para elas. 4- é uma forma didática de ensinar as crianças algumas doutrinas importantes, tais como dízimo, batismo, apresentação de crianças, entre outras; 5- dá a criança um profundo senso de auto-valorização, tal qual Jesus fez quando pegou as crianças no seu colo e disse aos discípulos que não as impedissem de virem a Ele. Precisamos nos dedicar às crianças, mais do que simplesmente passar a mão na sua cabeça. 1) - Atribuições do Culto Infantil paralelo Preparar e conduzir um culto para crianças de até dez anos, semelhante ao culto dos adultos, com adaptações pertinentes de linguagem e forma; Ensinar as crianças sobre a importância da adoração ao Senhor no culto; Ensinar as crianças a aproximarem-se de Deus através da oração e dos cânticos, e a ouvirem a voz do Senhor na pregação, respondendo com amor, gratidão e obediência; Ensinar as crianças como devem desfrutar e se comportar no culto infantil e dos adultos; Auxiliar as crianças a compreender e desfrutar de cada uma das partes da programação do culto (liturgia); Estimular as crianças a convidar outras pessoas para o culto. 2) - Informações úteis sobre o Culto Infantil paralelo Enquanto os adultos ouvem com tranquilidade a pregação da palavra de Deus no culto dentro da igreja, o culto infantil paralelo acontece, com as crianças de até dez anos, que são edificadas com mensagens bíblicas, atividades pedagógicas e louvor, tudo feito com carinho, respeito, reverência e alegria. No culto infantil paralelo, os pequeninos aprendem sobre Deus, a Bíblia e liturgia, preparando-se para integrar-se, futuramente, ao corpo de adoradores adultos. a) O culto infantil deve ocorrer à noite em um dia ou mais da semana depende do acordo que for feito com o pastor da igreja, com exceção no dia de Santa Ceia. No culto de ceia do Senhor, as crianças participam com os adultos, colocando em prática aquilo que aprenderam. b) Considerando que na nossa igreja a maioria dos cultos de doutrina, nas congregações acontecem na terça-feira, por isso aconselhamos que seja ideal esse dia para acontecer o Culto Infantil Paralelo. 3) - A equipe do culto infantil paralelo trabalha considerando os seguintes aspectos: O culto infantil tem por objetivo não apenas dar aos adultos um momento tranquilo para ouvirem as pregações, mas ensinar as crianças sobre a importância do culto e oferecer-lhes um espaço de adoração com o qual elas se identifiquem. O culto infantil, que tem a mesma importância do culto dos adultos, é realizado com reverência e seguindo o mesmo padrão litúrgico dos adultos. O culto infantil é diferente da escola dominical, por enfatizar a prática da adoração litúrgica bíblica. Assim como no culto dos adultos, a pregação, estruturada em linguagem acessível, é o elemento central do culto infantil. IV – Implantando o Culto Infantil paralelo 1) Comece com muita oração e sempre na dependência do Espírito Santo; 2) Faça uma pesquisa com as crianças que congregam a sua igreja para saber: quantidade, idade, família, e outros. 3) Faça planejamento da equipe de trabalho: A equipe do Culto Infantil paralelo deve ser adaptada conforme a disponibilidade das pessoas envolvidas neste trabalho e a quantidade de crianças. Talvez a mesma pessoa possa ocupar duas funções ou você pode ampliar as funções. a) Coordenador geral: responsável pelo bom funcionamento do trabalho e responsável pela abertura do Culto. b) Dirigente ou orientador dos diversos grupos: (divididos em faixas etárias é aquele que vai conduzir o Culto, trazer a mensagem e orientar as atividades). Obs. Para dirigir a liturgia do Culto você pode fazer uma escala com as próprias crianças. c) Auxiliar: que vai ajudar na disciplina, cânticos e atividades lúdicas (pode ser jovens ou adolescentes que amam e sejam treinados para este trabalho). d) Músico: acompanhará o período de louvor. Um bom instrumentista é fundamental. Na ausência de um instrumentista, use play-back, ou cantem à capela. IMPORTANTE: A equipe deve ter como meta: · Ter experiência real com Jesus Cristo; · Ser crente cheio do Espírito Santo; · Conhecer as necessidades básicas da criança; · Saber as características próprias das idades com as quais vai trabalhar; · Esmerar-se no preparo do Culto infantil e no ensino da Palavra (RM 12:7) Obs. Só implante o Culto Infantil em sua congregação se houver estrutura, ou um espaço que seja adequado para acomodar as crianças. Se for um ambiente que escuta o culto dos adultos, ou outro barulho qualquer, torna-se impossível as crianças oferecem seu culto a Deus tranquilamente. 4) Elementos principais do Culto Infantil: a) Oração – o que eu digo para Deus. A oração é o momento em que a criança se comunica com o Senhor. Podem ser de adoração (exaltando o caráter de Deus), confissão, gratidão, petição e intercessão. É importante variar os métodos e os motivos de oração. Ex. mural de oração, caixa com fichas de diversos modelos, oração em duplas, oração de joelhos com pouco tempo, em grupos, orar por países, etc. É importante desde cedo incentivar nossas crianças a manter o hábito da oração, sabemos que ela é de grande valia para nos manter em contato com Deus, e sabemos muito bem da dificuldade de nós adultos mantermos este hábito, por isso se nossas crianças chegam à Igreja, vamos pedir para elas “ajoelharem-se” e a orar, e não ficar nos bancos correndo para lá e para cá. Tenho por certo que o hábito vai ser tornar futuramente em um aliado de nossas crianças, uma vez que fazendo hoje, não esquecerão amanhã. b) Bíblia- Leitura Bíblica – o que Deus diz para mim. Incentive cada criança a usar a sua Bíblia. A Bíblia deve ficar em lugar de destaque: - usada para o aprendizado das verdades divinas; - ensina adorar a Deus; - ensina orar - obter pedidos e respostas; - dá exemplos de conduta, consagração, de vida em geral. c) Varie o período da leitura bíblica, orientando para que a leitura seja feita pelos meninos, pelas meninas, todos juntos, só dirigente ou algumas crianças. Use sua criatividade para dinamizar o culto infantil. d) Mensagem: A mensagem bíblica (sermão) é o período em que a criança vai ouvir o que Deus tem para ela, através da Palavra de Deus. e) Música – Momento do Louvor – uma das formas de expressar a adoração, louvor, à gratidão e o amor ao Criador são através da música. Use cânticos e hinos com letras apropriadas à compreensão e voz infantil. O canto pode ser congregacional, ou de grupos musicais da igreja, e deve ter também no mínimo um hino da harpa cristã. f) Atividades complementares – são atividades importantes em que as crianças estão envolvidas no culto e tem finalidades diversas. Não é necessário colocar todas as atividades descritas a seguir, o que define qual deve entrar é a equipe de trabalho disponível, os objetivos de cada culto ou assunto do quadrimestre, trimestre ou mês. -Testemunho – oportunidade para que as crianças compartilhem o que Deus já realizou em suas vidas. A finalidade é edificar, e a criança ao testemunhar glorificar a Deus. - Oferta/Dizimo – nem todas as igrejas tem o momento para ofertar. A criança desde cedo deve aprender a importância sobre o dízimo, oferta missionária e outros tipos de ofertas (conforme campanhas que são realizadas na igreja). - Concurso – incentive a criança a aprender e a participar do culto. Você pode avaliar a aprendizagem, corrigi-las e ajudá-las a pensar. Podem ser com perguntas da mensagem, pontualidade, visitas, frequência e outros. - Atividades lúdicas – são brincadeiras bíblicas (com balão de festa, maquetes, desenhos, colagens, dramatização, etc.) Tem a finalidade de fixar o ensino e verificar a aprendizagem. - Apresentações especiais – com vídeo, slides, entrevistas com um pastor, missionário e outros. Sendo para edificação devemos sempre procurar trazer algo novo para o culto, pois criança gosta de novidade e isso facilita a aprendizagem. - Aconselhamento – no culto infantil é importante que a mensagem da salvação seja pregada, para isso tenha uma equipe treinada para o momento do aconselhamento com as crianças que aceitarem a Cristo como Salvador. g) Atividades para o envolvimento com os pais – o seu programa deve ter atividades que possam incentivar os pais a fazerem o culto doméstico (planeje algumas atividades para os pais fazerem em casa com as crianças) e reuniões com o objetivo de mostrar a importância da família no crescimento espiritual da criança. 5) Disciplina no Culto Infantil – A disciplina no culto infantil é muito importante. Mas, como o dirigente, coordenador e músico poderão demonstrar autoridade e manter a disciplina? Toda criança necessita de disciplina, mas não é necessário que a disciplina seja severa ou hostil, pois isto irá produzir na criança comportamento agressivos e inadequados. Existem algumas características necessárias para que a autoridade seja eficaz. Firmeza – a autoridade não pode ser sujeita a mudanças. Deve ser manifestada em voz baixa, mas a sua firmeza significa decisão tomada. Razoabilidade – a autoridade deve ser justa, sem exigências desproporcionais e sem excessos. Por esta razão é importante que o dirigente conheça as características da faixa etária que está ministrando. Delicadeza – a autoridade deve ser exercida de forma delicada, com atitudes e gestos naturais e não de forma bruta e com gritos. Se estas três características forem obedecidas, o dirigente/coordenador não necessitará mostrar-se autoritário, que é muito diferente de ter autoridade. E assim, obterá uma boa disciplina. 6) Local, móveis e equipamentos – O local do culto deve ser preparado com (antecedência pelo menos 20 minutos antes). Se na sua congregação não tem departamento infantil, isto não deve ser empecilho para realizar o culto com as crianças. Sabemos que a infra-estrutura é muito importante também, mas a palavra de Deus é muito mais urgente. Procure um espaço que seja adequado para cultuar com as crianças e não olhe para as circunstâncias. Pois Deus lhe recompensará grandemente. Programação do Culto Infantil - Eles adoram cantar, e se não ganharem oportunidade, “ficam tristes e até bravos”. Por isso é importante fazer uma “escala do culto em si, quem vai ler a palavra, quem vai orar, e quem deseja louvar”. Mas sempre há muitas crianças para louvar, então faça o seguinte, converse com eles e diga que “se não der para louvar neste culto, terão oportunidade no próximo” Mas não se esqueça de deixar anotados os nomes, por que se esquecer eles certamente não esquecerão. Além do que incentivar elas a louvarem é uma benção, pois podemos estar “gerando” talentos, e ainda assim estamos incentivando-os a sempre louvar a DEUS, o que é mais importante. O Culto infantil é um espaço para colaborarmos com a formação de futuros servos de Deus. 7) Participação no Culto Infantil com os adultos: Importante: Que a equipe do Culto Infantil considere que nos dias de culto normal, salvo dia de festa, as crianças deverão entrar dez minutos antes de terminar o culto dos adultos voltando para o conjunto, com a missão de cantar um hino. Isso deve ficar acertado antecipadamente com cada dirigente da congregação. Pois, a obra do Senhor deve ser realizada com ordem e decência. Seria importante também que a equipe do culto infantil treine as crianças para apresentarem no Culto da Criança Missionária, um resumo referente ao que aprenderam nos quatro cultos paralelos. Acredito que isso contribuirá para que as crianças compreendam que elas são servas de Deus, e estão trabalho para o Senhor. MODELO 1 PLANEJAMENTO DOS CULTOS DO QUADRIMESTRE Culto Data Coordenador Geral Dirigente do grupo “Maiores” Responsável Mensagem Obs. (equipe de louvor /apoio) 1 2 3 1ª participação no culto com os adultos (ou revisão) 4 5 6 2ª participação no culto com os adultos (ou revisão) 7 8 9 3ª participação no culto com os adultos (ou revisão) 10 11 12 13 4ª participação no culto com os adultos (ou revisão) OBSERVAÇÃO IMPORTANTE Coordenador/Dirigente – Note que os cultos vão totalizar 13 dias (o dia da semana escolhido de comum acordo com seu pastor), pois uma vez por mês as crianças deverão participar no culto juntamente com os adultos. Pode ser no culto delas ou o Culto da Criança Missionária. (Extraído – Manual do dirigente – Editora Cristã) ESCALA MENSAL- MODELO 1 ESCALA DO CULTO INFANTIL - EQUIPE DOS MAIORES Faixa etária – 7 a 10 anos – MÊS: ___________ ANO: ___________ DATA Dirigente Louvor Mensagem Atividade 1º dia : Data: ___/____/____ 2º dia : Data:____/____/___ 3º dia : Data: ___/____/____ Dia: Data:____/____/____ Realização do Culto das crianças no templo juntamente com os adultos “Culto da Criança Missionária” ESCALA MENSAL - MODELO 2 ESCALA DO CULTO INFANTIL - EQUIPE DOS MENORES Faixa etária – 4 a 6 anos – MÊS: ___________ ANO: ___________ DATA Dirigente Louvor Mensagem Atividade 1º dia : Data: ___/____/____ 2º dia : Data: ____/____/___ 3º dia : Data: ___/____/____ Dia: Data: ____/___/____ Realização do Culto das crianças no templo juntamente com os adultos “Culto da Criança Missionária” V – Organizando o Culto da Criança Missionária no templo O Culto da Criança Missionária é um culto organizado pelas crianças dentro da igreja, com ajuda dos adultos, principalmente das irmãs que trabalham diretamente com elas, tendo como dirigente do culto o Agente de Missões. A faixa etária que participa do culto são as crianças de 0 a 11 anos. É importante ressaltar que o apoio de todos da igreja, no culto que as crianças oferecem ao Senhor é de suma importância, pois elas vão se sentirem honradas em ter a igreja cultuando ao Senhor juntamente com elas. a) Breve histórico do Culto da Criança Missionária O Culto da Criança Missionária tem esse nome porque foi instituído pela Secretaria de Missões por volta do ano de 1998, através do incentivo de uma equipe de irmãs que desenvolviam o Projeto Criança Missionária, tendo como objetivo geral a conscientização missionária das crianças da nossa igreja. Ele foi administrado pela Secretaria de Missões até a gestão do pastor Luiz Derço. Passando a ser coordenado pelo COI, na pessoa da irmã Vera Cavalcanti, assim que o pastor Eduardo assumiu a administração da Secretaria de Missões. O secretario de missões percebeu, que o culto da Criança Missionária obteria maior desempenho, se ficasse na responsabilidade do Departamento Infantil da igreja. Desde então a coordenação do COI tem procurado desenvolver um excelente trabalho orientando, e instruindo as irmãs, que lidam diretamente com as crianças nas congregações. Hoje a equipe do infantil é quem tem a maior responsabilidade de organizar toda a programação do Culto da Criança Missionária, juntamente com o Agente de Missões da congregação. O COI e a Secretaria de Missões tem unificado as suas forças para poder engrandecer o Reino de Deus. Essa obra é muito preciosa, porém carente, por isso, necessita cada vez mais de apoio, e outras parcerias competentes, para poder romper novas fronteiras. Palavra aos lideres das crianças: A CARREIRA MISSIONÁRIA DE JESUS CRISTO Cristo foi missionário NACIONAL na casa de Lázaro. Foi missionário INTERNACIONAL, quando os gregos foram procurá-lo. Foi missionário URBANO, quando ensinou em Samaria. Foi missionário na ESCOLA DOMINICAL, ao abrir a Palavra de Deus e ensinar as Escrituras aos que estavam presentes. Foi missionário entre as CRIANÇAS, quando as pegou no colo e as abençoou. Foi missionário entre os POBRES, quando abriu os olhos do cego que mendigava. Foi missionário entre os RICOS, quando abriu os olhos espirituais de Zaqueu. Na CRUZ, ele foi missionário entre os malfeitores. Seu último mandamento foi a Grande Comissão a todos nós: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16.15). Tudo que temos a fazer é seguir o exemplo Dele. MODELO – 01 PLANEJAMENTO PARA O CULTO DA CRIANÇA MISSIONÁRIA OBJETIVOS v Desenvolver na criança amor pelas almas de todos os países; v Ensinar que elas são missionárias em qualquer lugar; v Conscientizar sobre a diversidade cultural entre todas as nações; v Incentivar a criança a ser um missionário, orando, contribuído; v Mostrar a criança que ela pode ser um missionário indo, se assim forem escolhidas por Deus para esse fim; v Compartilhar conhecimento de como instruir a criança na obra missionária com os agentes de missões, pais e mestres; v Mostrar a igreja à importância do trabalho infantil missionário; v Passar o plano de salvação para as crianças. MATERIAL DIDÁTICO: v Bíblias e Harpas; v Cartolinas Coloridas; v Cola; v Tesoura e fita adesiva; v Revistas, jornais v E outros ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE DO CULTO: v Atividade coletiva PROCEDIMENTOS: (dinâmica combinar) v Fazer cartazes com figuras do país que está sendo trabalhado; v Passar algumas informações para eles: Esclarecendo dados importantes sobre o país em questão, ou seja, mostrando como vive as crianças daquele país, como dormem o que comem qual a sua religião, etc. Pode ser através de uma história. Exemplo: Na África, por ser um país muito pobre, a cada um minuto morre uma criança de fome, “por não ter o que comer”. v Explicar quais são os procedimentos para montar os cartazes: q Colar figuras de crianças representando o país; q Construir uma frase de acordo como as mesmas; q Colar no lugar estratégico até o termino do culto; (Arquivar para o próximo) CONTRIBUIÇÃO MISSIONÁRIA DO CULTO: v Contribuir com os carnes, cofrinhos ou oferta missionária avulsa; v Orar pelos os missionários; v Cantar um corinho falando de missões; MODELO – 02 PROGRAMAÇÃO PARA O CULTO DA CRIANÇA MISSIONÁRIA (1) LITURGIA ABERTURA CONJUNTOS LEITURA DA PALAVRA ORAÇÃO PELA LEITURA DA PALAVRA APRESENTAÇÃO DOS VISITANTES MOMENTO DE LOUVOR - OPCIONAL MOMENTO MISSIONÁRIO INTERCESSÃO MISSIONÁRIA OFERTA: a) separar dois ou mais meninos (depende do tamanho da congregação) para tirar a oferta. Falar antecipadamente para que os mesmos venham bem vestidos, pois irão exercer o papel de diácono. OPORTUNIDADES: a) cantores b) pregadores c) programações MENSAGEM: escalar um professor de crianças ou convidar alguém para ministrar a palavra. ENCERRAMENTO: dirigente 2) Como Organizar as crianças que serão escaladas para o Culto? Deverão ser separadas antecipadamente; No mínimo uma semana de antecedência; Avisar aos pais para eles poderem colaborar no culto das crianças; As crianças pequenas devem ser treinadas para desde cedo começar a trabalhar na casa do Senhor; Às irmãs pode combinar quem irá ficar responsável em escalar cada criança exemplo: a) Às dirigentes do Conjunto pode ficar responsável por quem vai cantar; b) Às dirigentes da oração por quem vai tirar a oferta e intercessão missionária, momento missionário, leitura da palavra e oração; c) Às professoras da Escola dominical por quem vai pregar. INFORMAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES: Todas as atividades devem ser desenvolvidas pelas crianças. A equipe organizadora do culto deve combinar previamente com o Agente de Missões da congregação, pois o mesmo pode também ter alguma sugestão para acrescentar. A bíblia nos diz que um ao outro ajudou e ao companheiro diz esforça-te. A equipe organizadora deve entregar ao Agente de Missões a programação do Culto com os nomes das crianças e ao lado as respectivas atividades referentes à liturgia do culto. SUGESTÃO: PROGRAMAÇÃO DO CULTO DA CRIANÇA MISSIONÁRIA - TEMPLO HORÁRIO DESENVOLVIMENTO RESPONSAVEL 19h00 /19h30min ABERTURA ORAÇÃO INICIAL: HINOS DA HARPA CONJUNTOS Dirigente da congregação 19h30 /19h40 LEITURA DA PALAVRA ORAÇÃO PELA LEITURA CRIANÇA CRIANÇA 19h40 /19h45min APRESENTAÇÕES DOS VISITANTES CRIANÇA 19h45/19h50min MOMENTO DE LOUVOR – OPCIONAL GRUPO DE CRIANÇAS 19h500/20h00min MOMENTO MISSIONARIO INTERCESSÃO MISSIONÁRIA Pode ser: Informativo lido por uma criança, peça, jogral ou outros... 20h00/20h05min LOUVOR SOLO OU CONJUNTO OFERTA: MENINOS CRIANÇAS 20h05/20h30min OPORTUNIDADES: Pregadores, cantores, testemunhos... CRIANÇAS 20h300/20h50min MENSAGEM: Professor escalado ou convidado especial para ministrar a palavra 20h50/21h00min ENCERRAMENTO Dirigente da congregação MODELO ESCALA DA PROGRAMAÇÃO DO CULTO DA CRIANÇA MISSIONÁRIA-TEMPLO HORÁRIO DESENVOLVIMENTO RESPONSAVEL ABERTURA ORAÇÃO INICIAL: HINOS DA HARPA CONJUNTOS LEITURA DA PALAVRA ORAÇÃO PELA LEITURA APRESENTAÇÕES DOS VISITANTES MOMENTO DE LOUVOR – OPCIONAL MOMENTO MISSIONARIO INTERCESSÃO MISSIONÁRIA LOUVOR SOLO OU CONJUNTO OFERTA: MENINOS OPORTUNIDADES: Pregadores, cantores, testemunhos... MENSAGEM: ENCERRAMENTO VI – Consideração final É importante considerar, que há um potencial grandioso em nossas crianças, não há limites para elas, com sua inocência e espontaneidade, se for evangelizando vão distribuindo folhetos e falando de Cristo com muito mais ousadia que a maioria dos adultos. Se for para apresentar alguma programação fazem com a maior naturalidade e sinceridade. Aprendi desde pequena servir ao Senhor, às experiências que vivi são inesquecíveis. Eu e as demais crianças fazíamos com grande alegria o trabalho do Senhor mesmo sem termos a consciência, que temos hoje como adultos. O Culto infantil é um desafio, mas vale a pena tê-lo em nossa igreja. Tenha um programa criativo e dinâmico, pois sabemos que as crianças estão em pleno crescimento e as experiências que elas adquirem na infância vão marcar por toda a vida. Portanto as crianças precisam aprender também que fazer missões não é uma opção: é um ato de obediência a Jesus Cristo. Os missionários (e pastores e obreiros cristãos) de amanhã frequentam os trabalhos infantis de hoje. Por isso, as escolas dominicais, os cultos infantis, os círculos de oração enfim, todos os trabalhos dirigidos às crianças precisam ensinar-lhes a vida de consagração reivindicada pelo cristianismo do Mestre, Jesus Cristo. VII - REFERÊNCIAS MANUAL PRÁTICO PARRA O CULTO INFANTIL / Rawderson Rangel e Manoel Xavier – Curitiba: A.D. SANTOS EDITORA, 2006. 120p. 1ª edição do autor sob o título “Culto Infantil não é Bicho-Papão”. PERGUNTAS IMPORTANTES/ [coordenação de] Peggy Smith Fonseca. - - 2. Ed. Rio de Janeiro: UFMBB, 2002. 64P.---(Sugestões de Culto para Crianças; 4) O MUNDO DE DEUS/ [autorias de] Delma Bastos Carvalho e André de Souza Lima. - - nº 3. Ed. São Jose dos Campos - SP: Editora Cristã Evangélica, 2001. 80P.---(Manual do dirigente - Culto infantil -;7 a 10 anos) 52 MANEIRAS DE ENSINAR MISSÕES ATIVIDADES SIMPLES PARA CRIANÇAS DE 4-12 ANOS NANCY S. WILLIAMSON - Eulália de Andrade P. Kregness. - 1a Edição - Dezembro de 2004 - Publicado no Brasil com a devida autorização e com todos os direitos reservados por: SHEDD PUBLICAÇÕES LTDA-ME. - São Paulo-SP MISSÕES E VOCÊ/ [autorias de] Delma Bastos Carvalho e Viviene Morais de Souza. - - nº 6. Ed. São Jose dos Campos - SP: Editora Cristã Evangélica, 2002. 78P.---(Manual do dirigente - Culto infantil -;7 a 10 anos) APOSTILA – Um programa criativo no Culto Infantil - Ed. Cristã Evangélica – Ref. Congresso de Professores e Superintendentes da EBD - Organizado pela Editora Cristã Evangélica – Tema: “Um ensino forte para uma igreja Madura”. Ano 2002 – Em Recife – PB. CULTO INFANTIL - Disponível em: http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=4&t=2284&start=15 –Acessado em: 16/06/2010 ANEXO 1 Lista de Livros para o Culto Infantil – Editora Cristã Currículo para 6 anos O Kit é composto de: • Manual do Dirigente - Menores (4 a 6 anos) com recursos didáticos coloridos. • Manual do Dirigente – Maiores (7 a 10 anos) com recursos didáticos em preto e branco. Nº 1 – Conhecendo o Único Deus (Trindade) Nº 2 – Cânticos de Louvor (Livro dos Salmos) Nº 3 – O Mundo de Deus (Criação, Ecologia) Nº 4 – A Bíblia – que Livro Especial Nº 5 – Certo ou Errado? Nº 6 – Missões e Você Nº 7 – João – o Amigo Amado (A vida e os escritos de João) Nº 8 – Crescendo na Vida Cristã Nº 9 – O Povo de Deus Reunido (Tabernáculo, Templo e Igreja) Nº 10 – Aprenda com as Famílias da Bíblia Nº 11 – Festas Bíblicas e Atuais N° 12 – Alcançando Vitórias (Ester, Esdras e Neemias) Nº 13 – Imitando Jesus Nº 14 – Uma Luta Diferente (Armadura de Deus e oração) Nº 15 – Profetas de Deus Nº 16 – Perguntas e + perguntas Nº 17 – Viagens pelos Lugares da Bíblia Nº 18 – O Missionário Corajoso Idade do culto infantil Este material de culto infantil visa às crianças de quatro a dez anos de idade. Para dinamizar o trabalho sugerimos conforme o manual orienta, que separem as crianças em dois grupos: "menores (crianças de 4 a 6 anos) e "maiores" (crianças de 7 a 10 anos). Os Kits acompanham - Atividades em Família - Pasta com bloco de atividades a serem feitas com a família, para estimular o culto doméstico, dando oportunidade à criança de expressar o que aprendeu. ANEXO 2 Maneiras de ensinar Missões, 52 - Nancy S. Williamson Atividades simples para crianças de 4 a 12 anos Neste livro você encontrará 52 atividades animadíssimas, fáceis e convenientes, que ensinarão a seus filhos, e alunos o conceito e a importância de missões. Sugestões e exemplos de atividades dinâmicas coletadas do Manual para o Culto Infantil 2000 - Ed. Sinodal. - colocar a criança na situação de um dos personagens.Antes de contar a história de Zaqueu propor que uma suba na mesa e observe as demais no chão e deixar que comentem suas reações; ou na história de um cego, antes de começar a história, proponha que fechem os olhos e tentem caminhar até o outro lado da sala ou abrir um pacote, e ouvir as descobertas e sentimentos. Na história da dracma perdida, esconder moedas na sala, para que as crianças procurem (pode ser moedas de chocolate também). - explorar o conhecimento prévio das crianças.Na mesma história de Zaqueu, ao invés de experimentar subir na mesa, perguntar e ouvir os relatos das crianças sobre quando já subiram em árvores e qual a sensação que tiveram. Se a história fala de um mendigo, perguntar sobre os mendigos que vêem na rua, como será que eles se sentem, etc... - permitir que participem durante a história. 1. combinar no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa. (especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão). 2. distribua as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. (Ex. na história da ovelha perdida, prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e continua a história. - Dramatização (cena muda / mímica / fantoches)1. Para fixação da história, divida a turma em grupos e peça que cada grupo encene, sem palavras ou com bonecos que eles mesmos façam usando sucata, uma parte da história e deixe os outros adivinharem que parte é (você pode distribuir papéis com as cenas ou deixar que eles escolham as partes que mais gostaram). 2. Formar duplas, e cada dupla tem que inventar uma cena ou mímica, para que os outros adivinhem, sobre como usará o que aprendeu na história no seu dia a dia. - Painel (em grupo) 1. Colagem - com recortes de revistas e papel colorido, sobre uma folha de papel bem grande, criar a cena mais interessante da história.2. Colagem de palavras - depois de contar a história, pedir que digam palavras, sentimentos, expressões que reflitam o que pensam sobre a história e fazer uma colagem usando todas as palavras recortadas de revistas, ou escritas em pedaços de papel colorido. - Fazer um objeto ou produto que seja importante para a históriaNa parábola do fermento, preparar uma massa de pão no início da aula, no final observar quanto cresceu, e levar para casa para assar. Usar argila ou papier-machê para fazer objetos: cesta de papier-machê - inflar um balão, e alternar cola branca e tiras de jornal; na última camada usar papel colorido (revistas); deixar secar um pouco e estourar o balão. Cortar a borda superior e fazer as alças de tubos de papel de revista trançados. - Envolver a comunidade 1. Trazer uma pessoa para ser entrevistada ou contar seus relatos na aula (ex. Batismo, trazer um pai com fotos do batismo de seus filhos; uma pessoa que esteve doente e sentiu Deus agir na sua cura, etc..) 2. Preparar cartões sobre a mensagem da história aprendida para serem distribuídos aos adultos após o culto. No domingo de Ramos, levar as crianças a enfeitar o pórtico da igreja, durante o culto, para surpreender a comunidade na saída. Preparar lembrancinhas para serem levadas a amigos na escola, ou a vizinhos; ou a pessoas doentes num hospital.Nota publicada na Revista NovaEscola.www.uol.com.br/novaescolaNovembro 2001.

Um comentário:

Consultora em Educação disse...

Ambientes barulhentos agridem o bebê

Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


Ivone Boechat

Deus

JOGRAL

___________________________________________________________________________Jogral - O Nome de Jesus
Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.
1 - Seu nome será Maravilhoso,Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.
2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará,Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.
3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.
4 - Seu nome será Príncipe da PazPorque a paz pregará. E quem for pacificador Bem-aventurado será.
5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.
6 - Seu nome será Emanuel,"Deus Conosco" - quer dizer.Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.
7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor,Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.
Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA
DIGA NÃO AO HALLOWEEN