Texto: 1 Samuel 1.27-28
INTRODUÇÃO
Sempre chamou-me a atenção a importância que a Bíblia dá à influência da oração dos pais sobre a vida dos filhos. Principalmente, porque o próprio Deus, ao estabelecer a Aliança da Graça, revela o seu interesse de abençoar os filhos através da instrumentalidade dos pais: “Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” (Is 44.3). E um dos meios de que Deus se utiliza para abençoar os filhos dos crentes é a oração dos pais.
O apóstolo Paulo reconhece a influência espiritual dos pais sobre os filhos, quando diz a Timóteo: “Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti” (2 Tm 1.5).
Na lição de hoje, pretendemos destacar o ensino bíblico acerca da influência da oração dos pais sobre a vida dos filhos.
EXPOSIÇÃO
1. UMA BASE BÍBLICA
Deus ao criar o indivíduo, criou também a família (Gn 1.26-27). E assim como o pecado atingiu o indivíduo, afetou também a família (Gn 3). Contudo, Deus não revogou a Aliança após o pecado do homem, mas providenciou a Redenção através de Jesus Cristo. Todo Antigo Testamento descreve o processo histórico de preparação dessa redenção até à sua consumação em Jesus Cristo (Gl 4.4). E o alvo de Deus sempre foi abençoar o indivíduo juntamente com a sua família. Deus se compromete, na Aliança da Graça, a abençoar a nossa família (Gn 12.1-3; Gl 3.7-9).
Vejamos alguns exemplos de homens que intercederam pela sua família:
1.1. Noé
“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”{Hb 11.7, grifo da citação).
1.2. Abrãao
“Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito” (Gn 18.19, grifo da citação).
1.3. Páscoa
“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir” (Êx 12.3,23, grifo da citação).
1.4. Pedro
“Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”(At 2.39, grifo da citação).
1.5. Paulo e Silas
“Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.30-31, grifo da citação).
Em síntese, há um compromisso de Deus com os pais crentes em abençoar os seus filhos, desde que os pais sejam fiéis a aliança com Deus: “Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo” (Gn 26.24, grifo da citação).
2. ORANDO PELOS FILHOS
Ana, mãe de Samuel, diz: “Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor” (1 Sm 1.27-28).
Nesta declaração, Ana reafirma o que já sabemos: o nascimento de Samuel foi resposta de oração: “por este menino orava eu”. Também, que Samuel não lhe pertencia, tal como nenhum filho é propriedade de pai humano, pois os nossos filhos pertencem a Deus. Então, ela o devolveu a Deus, em cumprimento do seu voto e em atitude de consagração do seu filho a Deus: pelo que também o trago como devolvido ao Senhor.
A atitude de Ana coloca-nos diante de um grande desafio: orar pelos nossos filhos e consagrá-los a Deus. E, quando devemos orar por eles?
•Devemos orar por eles antes mesmo do nascimento, afim de que nasçam com saúde (SI 139.13-16).
•Devemos orar pela conversão e o crescimento espiritual dos nossos filhos (Lc 1.66-80).
•Devemos orar pelo futuro dos nossos filhos, principalmente quando tiverem que tomar decisões sérias, tais como sobre o estudo, profissão, casamento etc. (Gn 24).
•Devemos orar pelos filhos que se acham afastados da comunhão com o Senhor (Tg 5.16-20).
•Devemos orar pela família dos nossos filhos e pelos nossos netos (SI 128).
CONCLUSÃO
Quero concluir esta lição insistindo que devemos orar pelos nossos filhos. Leia com atenção a oração que uma vovó fez por sua netinha:
“Meu precioso bebê, em celebração à sua chegada eu fiz este presente especial, chamado de manta de oração. Quando se cobrir com ela, saiba que está coberto de oração. Cada ponto representa uma oração feita por você. Aqui estão dez orações minhas por você:
1. Como um novelo que se transforma em uma bela manta, Deus tem um belo plano em sua vida. Peço a Deus que você o descubra (Jr 1.5).
2. Esta manta foi feita por mãos humanas. Mas você foi maravilhosamente formado por mãos divinas. Peço a Deus que você saiba o quanto é especial para Ele (SI 139.14).
3. Se eu errar um ponto, a manta se desfaz. Porém, Deus tem planos maravilhosos para cada passo de sua vida. Eu peço a Deus que você possa seguir os planos dEle e saber que mesmo quando nós, como família, erramos um ponto ou dois, Ele pode nos redimir quando confiamos nEle (Pv 28.13).
4. Se eu voltar e consertar um ponto, a manta não ficará defeituosa. Se você voltar e confessar os seus pecados, sua vida será santa. Peço a Deus para que você tenha a coragem de confessar os erros para que viva uma vida santa (1 Jo 1.9).
5. Esta manta tem muitos pontos, mas nada se compara aos pensamentos de Deus para com você. Peço a Deus que você se lembre dEle e saiba que Ele se lembra de você (SI 139.17).
6. Precisei tecer três fios juntos para fazer, uma manta forte. Serão necessárias três partes (você, sua família e Deus) para que sua vida seja forte. E serão necessárias três pessoas da Trindade para manter sua vida de pé. Peço a Deus que você se apoie nEle e na sua família (Ec 4.12).
7. A borda desta manta impede que ela perca o formato. Deus quer colocar algo em volta de você para protegê-lo e esquentá-lo. Peço a Deus que você sempre fique entre os limites que Ele estabeleceu para você (Jó 1.10).
8. Minha esperança é que esta manta o conserve quente e seguro. O plano de Deus é muito maior. Ele quer lhe dar um futuro e uma esperança. Peço a Deus que você sempre ponha sua esperança nEle (Jr 29.11).
9. Quando você se cobrir com esta manta, saiba que está coberto de amor e de oração. Deus quer cobri-lo com amor do seu Filho. Peço a Deus que você possa amar a Jesus desde novo (Jo 14.21).
10. Embora eu saiba que um dia esta manta não servirá mais para você, eu peço a Deus que você sempre saiba que necessita dEle (1 Jo 4.15-17).
Com amor, Sua vovó. “
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)
APAIXONADA POR JESUS E ELE POR MIM
JOGRAL
___________________________________________________________________________Jogral - O Nome de Jesus
Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.
1 - Seu nome será Maravilhoso,Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.
2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará,Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.
3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.
4 - Seu nome será Príncipe da PazPorque a paz pregará. E quem for pacificador Bem-aventurado será.
5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.
6 - Seu nome será Emanuel,"Deus Conosco" - quer dizer.Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.
7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor,Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.
Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.
Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.
1 - Seu nome será Maravilhoso,Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.
2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará,Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.
3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.
4 - Seu nome será Príncipe da PazPorque a paz pregará. E quem for pacificador Bem-aventurado será.
5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.
6 - Seu nome será Emanuel,"Deus Conosco" - quer dizer.Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.
7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor,Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.
Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.