quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Kids - Maná do Professor
A modernidade, educa ou assusta?

A geração atual rir das brincadeiras antigas, mas segue religiosamente as brincadeiras atuais.
Nesses dias, conversando com pessoas na minha faixa etária de idade, me diverti muito e ao mesmo tempo fiquei pensativa.
O que dizer da modernidade?
As crianças e os jovens não brincam mais. Instalam-se de frente ao computador e lá permanecem por horas.
Ninguém tem tempo para conversar com alguém “ao vivo”, olhando nos olhos, sentindo a reação de cada palavra, ninguém tem mais tempo para conhecer o outro.
As pessoas, seres humanos, estão sendo trocadas por máquinas... E o que dizer das nossas antigas brincadeiras de rua que não existem mais? Saudades? É pouco.
Tenho um sobrinho de 16 anos que não sabe o que é brincar com os colegas na rua. E falo de brincadeiras simples como: toca, pega- pega, queimada, barra bandeira, soltar pipas, amarelinha. Sim, e por quê não?
Não brincam mais de bola, a bola comum, aquele instrumento simples de diversão garantida, a qual tem sido assustadoramente trocada por um vídeo game, ou um game qualquer que desafiam os participantes a lutarem com toda sua inteligência, ou, eu diria: “força intelectual”? Uns querendo o tempo inteiro provar para os outros que sabem mais.
A modernidade, na sociedade que teme a violência, tirou as crianças das brincadeiras de rua e das conversas livres nas calçadas, nos parques e as isolou nos condomínios, nas casas, quartos, nos apartamentos, “apertamentos”, ou seja lá como queira dizer.
O que sei é que minha infância foi bem diferente, mas bem divertida. Talvez as crianças de hoje sejam bem mais cultas, inteligentes, dinâmicas e, diria até, mais desenvolvidas.
Mas, seguramente, nós que cultivamos aquela criança que se divertia com brinquedos simples, sabemos o valor de uma amizade bem melhor, o valor de um abraço, de um aperto de mão, daqueles apertados mesmos, não dos superficiais, dados apenas para não ser “mal educado”.
Antes, podíamos ir para frente da TV e assistir desenhos fantásticos e bem divertidos, os quais hoje foram substituídos por violentos desenhos desaminados e que não influenciam ninguém positivamente.
Vejo as crianças, hoje em dia, com apenas um ano já falando, às vezes, até menos, mas vejo também a inocência sendo perdida tão cedo que me assusto com a modernidade.
Certamente, você que tem seus trinta e poucos ou muitos anos ou talvez quarenta, tem visto que as meninas de 15 anos são bem diferentes daquelas meninas de 15 anos de antigamente, e talvez alguns que estão lendo esse texto até pensem: “mas as coisas mudaram, estão bem mais modernas e avançadas”. Tem que mudar mesmo, “as coisas antigas já passaram”, a Bíblia mesmo diz isso.
Muito bem, lembrando da Bíblia que é a Palavra de Deus, no entanto um livro escrito há mais de dois mil anos atrás, mas que não é antigo, nem ultrapassado de forma nenhuma, Ela fala de valores que não vemos hoje em dia com tanta facilidade.
Onde esses valores foram parar?
Hoje, os filhos pensam duas vezes antes de honrar pai e mãe. Se merecerem, quem sabe?...
Hoje, com a modernidade, as coisas são mais “light”, mais leves, mais soltas...
Crianças com menos de dois anos perdem a inocência facilmente e lhe respondem bruscamente de forma assustadora. Tem respostas para tudo e perguntas nem se fala. Dessas saem as mais diversas e algumas que deixam os pais de “boca aberta”, não de admiração, mas de espanto mesmo. Alguns nem sabem como responder aos questionamentos ouvidos.
A modernidade educa ou assusta?
A infância, adolescência e juventude são certamente as melhores fases da vida, mas eles só descobrirão isso, quem sabe, quando tiverem a nossa idade.

Nenhum comentário:

Deus

JOGRAL

___________________________________________________________________________Jogral - O Nome de Jesus
Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.
1 - Seu nome será Maravilhoso,Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.
2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará,Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.
3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.
4 - Seu nome será Príncipe da PazPorque a paz pregará. E quem for pacificador Bem-aventurado será.
5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.
6 - Seu nome será Emanuel,"Deus Conosco" - quer dizer.Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.
7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor,Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.
Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA
DIGA NÃO AO HALLOWEEN