Jesus perdoa o pecado do paralítico - Marcos 2.1-12
Esboço
Legenda: AMARELO - O amor de Deus; PRETO (Problema) - Pecado; VERMELHO (Solução) - Jesus Cristo.
Introdução: Você alguma vez já precisou da ajuda dos seus amigos para fazer algo?
Ligação: A Bíblia nos conta uma história muito especial de um homem doente que foi ajudado pelos seus amigos e isto aconteceu em um lugar chamado Cafarnaum.
Andamento dos acontecimentos:
a) Depois de pregar e curar no deserto, muitos dias, Jesus voltou à sua casa em Cafarnaum (v. 1)
b) Muitas pessoas foram procurar Jeus para ouví-lo pregar (v. 2)
c) Quatro homens levaram um paralítico para ter com Jesus, mas não conseguiam se aproximar por causda da multidão (v. 3)
Ligação: Que triste! Aquele homem não podia andar. Mais triste do que não poder andar é viver no pecado.
Aplicação: O pecado é tudo aquilo que pensamos, sentimos ou fazemos que não agrada a Deus, como desobedecer, falar palavras feias, mentir, etc... As pessoas já nasceram com o desejo de fazer coisas erradas. A Palavra de Deus diz em Rm 3.23, que todos pecaram e estão separados de Deus. Estar separado de Deus é o castigo do pecado.
Ligação: O pecado é realmente algo muito triste, masi triste do que não poder andar.
d) Os quatro homens não desistiram, eles colocaram o paralítico no telhado da casa, fizeram um buraco e o desceram até Jesus (v. 4)
e) Jesus viu a fé daqueles quatro homens e perdoou os pecados do paralítico (v.5)
Ligação: Como Jesus amava aquele homem!
Aplicação: Assim também, Deus... Ele que é o criador de todas as coisas, Deus fez você tão especial e Ele te ama muito e por te amar tanto assim está preparando um lindo lugar no Céu pra mim e pra você, Ele mora lá e este mesmo Deus é Santo.
Ligação: Jesus amava aquele homem com esse tipo de amor, por isso perdoou os seus pecados.
f) Os escribas ficaram escandalizados e acusaram Jesus de blasfêmia por ter perdoado os pecados do paralítico (v. 6 e 7)
g) Jesus conhecendo os corações, perguntou o por que da incredulidade dos escribas (v. 8)
h) Jesus diz que é mais fácil perdoar pecados do que curar (v. 9)
i) Jesus declara que tem poder (v. 10)
j) Jesus ordenou ao paralítico que andasse (v. 11)
Ligação: Esta era a maneira pela qual o paralítico poderia ser curado.
Aplicação: Jesus Cristo, O Perfeito Filho de Deus, que tomou o meu e o seu castigo sobre si, derramou o seu sangue por nós. A Bíblia diz em Hebreus 9.22 que sem derramamento de sangue não há perdão dos pecados. Jesus Cristo morreu e ressuscitou segundo as Escrituras (1 Coríntios 15. 3 e 4) e agora Ele está no Céu.
Ligação: Só havia aquela maneira pela qual o paralítico poderia ser curado.
l) CLÍMAX: O paralítico logo levantou-se, tomou o seu leito e andou. (v.12)
m) CONCLUSÃO: A multidão ficou admirada e glorificaram a Deus! (v. 12)
Ligação: Aquele homem tinha uma deficiência, ele era paralítico, mas creu em Jesus e foi curado.
Apelo: O pecado também é uma deficiência que impede as pessoas de andarem nos Caminhos de Deus e para que você possa ser curado do pecado, você precisa crer em Jesus, no que Ele fez; Morreu, derramou o seu sangue e ressuscitou. Você deve reconhecer que é pecador e pedir a Ele para ser seu Salvador.
Em Atos 16.31 diz: Crê no Senhor Jesus e serás salvo. isto significa que se você crer de todo coração. que o Senhor Jesus morreu pelos seus pecados, você será salvo, isto é, ficará curado, será perdoado das coisas erradas que fez.
Abaixe a sua cabeça e feche os olhos.
Você quer agora mesmo que Ele o salve e o cure por dentro? Você pode mostrar que está pronto para crer no Senhor Jesus e confessar os seus pecados a Ele levantando uma de suas mãos.
Você que levantou a mão, venha até a frente para que eu ajude você a conhecer pela bíblia como você pode crer e ser curado, ser salvo do seu pecado tornando-se filho de Deus!
História - ANA CORAÇÃO
Versículo para memorizar: "Guardo no coração as tuas Palavras, para não pecar contra ti". Salmo 119.11
Hoje eu trouxe uma amiguinha comigo. Vocês querem conhecê-la? Seu nome é Ana. Vocês já pensaram no que a gente desobedecesse ou mentisse a língua crescesse? Vamos imaginar que Ana tem uma língua muito comprida.
Logo que Ana levantou, a sua mãe pediu que ela guardasse os seus brinquedos. Sabem o que ela respondeu? Ahhhhhhhh! Eu não vou guardar agora, eu tenho que brincar lá fora. Ela saiu batendo a porta. Ela desobedeceu a sua mãe. Sua língua cresceu um pouco.
No mesmo dia, quando estava na escola a professora perguntou quem estava conversando, ela mentiu, dizendo que era a sua coleguinha que estava puxando assunto. Sua língua cresceu mais um pouco.
Na hora do recreio as meninas estavam jogando queimada e como ela não foi escolhida, ficou com raiva e falou um nome feio. A sua língua cresceu mais um pouco.
Há um versículo na Bíblia que diz: "O homem vê o exterior, porém o Senhor conhece o coração". (1 Samule 16.7). Deus estava vendo o coração de ana. Que vocês acham que Deus via?
Um dia Beto convidou ana para assistir uma classe Bíblica. Ela não queria ir, mas a sua mãe insistiu tanto que Ana acabou indo. lá na classe bíblica, ana estava inquieta... puxava a saia da menina da frente, jogava papelzinho nos meninos... Mas a professora estava contando uma estória de uma menina parecida com ela. Será que ela estava falando dela? Mas a menina tinha outro nome. E a menina da estória havia mudado de vida. Por que será? Ana começou a prestar atenção na estória para saber a razão da mudança da menina. Sabem por que ela mudou? É por que ela reconheceu que era pecadora, que fazia uma porção de coisas erradas. mas o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz por ela e ela creu pedindo que Jesus fosse o seu Salvador.
A professora da classe perguntou se alguém queria aceitar o Senhor Jesus como o seu Salvador e permitir que Ele mudasse a sua vida. Ana mais que depressa levantou a mão. A professora ajudou-a a orar. Deus que sempre vê o coração, viu que agora o coração de Ana estava completamente mudado. em vez de ser mentiroso, agora era manso e humilde.
Em Jeremias 29.13 diz: "E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". O sangue de Jesus Cristo limpou todos os pecados de Ana.
No dia seguinte a mãe de Ana pediu pra ela não sair sem escovar os dentes. Ela respondeu: - Eu já vou mamãe. Da sua língua não saiu mais palavrão, ela não estava mais suja! Agora o coração de Ana era um coração alegre.
Ana lia a Bíblia todos os dias. Os seus olhos estavam bem abertos para entender a Palavra de Deus.
Ela também orava todos os dias. Como é bom conversar com Deus.
Na escola quando a professora chamou-lhe a atenção, ela disse: "Desculpa, tia Vânia, eu vou procurar nõ conversar mais durante a aula" Agora da sua boca não saíam respostas duras, nem palavrões , mas saíam corações. Na hora do recreio Ana ficou contente por que ela ajudou sua amiguinha que caiu e se machucou. não demorou muito, as pessoas começaram a observar que Ana havia mudado. Agora ela tinha um coração bondoso. Da sua boca só saiam palavras amáveis.
Salmo 119. 11: " Guardo no coração as Tuas Palavras, para eu não pecar contra ti."
Por que será que Ana mudou tanto? Ana mudou por que jesus veio morar no seu coração. Só Jesus pode transformar as nossas vidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário