sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Dinâmicas e jograis

♥Dinâmicas e jograis♥ jogral- Deus cuida de mim - por Priscilla Cavoto Deus sempre cuida de mim Ele fez as flores, as plantas, os animais, Uniu os meus pais, Sim, Ele cuida de mim! Carinho, amor, alegria... Uai, Ele me dá todo o dia! Isso tudo pra eu compartilhar, Deus me deu amigos para amar! Amigos para eu cuidar! Deu também a natureza E esta é uma beleza! Meus animais... Instantes especiais... Minha vida para Deus, sempre quero fazer mais! __________________________________________________________________________________ Dinâmicas para serem usadas com as crianças e com os professores Amar ao próximo como a si mesmo. Os participantes são colocados sentados formando um círculo. A pessoa que está coordenando a dinâmica, sem dizer o objetivo do jogo dá a seguinte instrução: cada um deve escolher uma tarefa para a pessoa que está a sua direita e esta deverá executá-la no centro da roda. Após todos terem dado as tarefas o coordenador dá nova instrução: a tarefa deverá ser executada pela pessoa que a inventou. ____________________________________________ Tomé, onde está a sua fé? É muito parecida com a brincadeira 'Detetive' cujos personagens são: o assassino, o detetive e as vítimas. Na brincadeira 'Tomé, onde está a sua fé?' teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os discípulos. Esta é uma brincadeira para ilustrar a mensagem de fé transmitida na passagem bíblica de Tomé. Material: Tiras de papel e caneta. Escreva sobre um papel 'Jesus', sobre outro 'Tomé' e tantos 'Discípulos' quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papéis e sorteie. As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus. Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um discípulo deverá dizer:- 'Jesus está presente e vivo no meio de nós!'Tomé não acredita que Jesus está presente no meio dos discípulos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus. Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: - Mestre, é você mesmo? Caso a criança que Tomé indicou seja um dos discípulos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo:- Tomé, onde está a sua fé??? Inicia-se a brincadeira novamente! A criança que foi o Tomé pode redistribuir os papeizinhos com os personagens. ________________________________

VII Congresso-Crescendo com Cristo



♥Datas comemorativas♥ Dia das crianças Jogral: O Semeador JOGRAL : A PARÁBOLA DO SEMEADOR Quantidade de crianças: 6 CRIANÇAS + OU -Dicas: Coloque as crianças fantasiadas de plantinhas. Pode ser uma máscara feita de papel cartão e elástico. a roupa dode ser de TNT verde. Você pode variar, colocando algumas de flores, outras de árvores e assim por diante. arrume o jogral em um papel ou pastinha para cada uma delas. Início TODOS- Eis que o semeador saiu a semear.E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho,e, vindo as aves, a comeram. 1ª criança - Outra parte caiu em solo rochoso,onde a terra era pouca,e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.Saindo,porém, o sol , a queimou; e , porque não tinha raiz, secou -se. 2ª criança - Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e aa sufocaram. 3ª criança - Outra, enfim caiu em boa terra e deu frutos; a cem, a sessenta,e atrinta por um. 4ª criança -Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. TODOS - Atendei vós, pois à parábola do semeador. 5ª criança - A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. 1ª criança - Este é o que foi semeado à beira do caminho . 2ª criança - O que foi semeado em solo rochoso , esse é o que ouve a palavra e a recebe logo , com alegria; TODOS - Mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; 6ª criança - Em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 3ª criança - O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo 4ª criança - E a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. 5ª criança - Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a aplavra e a compreende; 6ª criança - Este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. TODOS - Que possamos ser como a boa terra, frutificando e produzindo a cem , a sessenta e a por um. (BASEADO NO LIVRO DO EVANGELHO DE MATEUS CAP.13 VER.3 ATÉ 23) Fonte:trabalhinhos.blogspot _________________________________________________________ JOGRAL INFANTIL CANTO: CRISTO AMA AS CRIANCINHAS ORIENTADORA- Senhor Jesus, aqui estamos diante de ti, um grupo de crianças, que quer expressar sua alegria de serem crianças amadas pelo senhor. TODOS- Olhe para nós com bondade, ó Jesus! VOZ 1- Ser criança é ser cuidada com carinho e dedicação pelos adultos. TODOS- Olhe para nos com bondade ó Jesus! VOZ 2- Ser criança é ter no coração, amor, bondade, respeito, pureza e espontaneidade. TODOS- Olhe para nós com bondade, ó Jesus! VOZ 3- Ser criança é estar crescendo, cada dia diante de Deus e diante das pessoas. TODOS- Olhe para nós com bondade, ó senhor Jesus! ORINTADORA- Ler Mc. 10. 13 - 16 LEITOR- Jesus e as crianças - Então alguns levaram crianças para Jesus por as mãos sobre elas e orar. Mas os discípulos zangaram-se com eles. Aí Jesus disse: Deixem que as crianças venham a mim e não atrapalhem, porque o reino do céu é dos que são como estas crianças. Então pôs as mãos sobre elas , e as abençoou. TODOS- Abençoa a palavra de Deus! ORIENTADORA- O. texto bíblico nos mostra que Jesus gosta das crianças e as abençoa, como também em nenhum momento as recusou. TODOS- (cantam) ORIENTADORA- Convidamos a todos para ficarem em pé e orarmos pelas crianças. VOZ 1- Senhor, pelas crianças aqui presentes e por todas as crianças, faça-as crescer , guardando no coração a alegria, o amor, o respeito e a bondade. TODOS- (incluir a comunidade) Atendei nossa oração, Senhor! VOZ 2- Pelos pais e por todos que cuidam de crianças, para que se lembrem do carinho de Jesus pelas crianças e cuidem delas com o mesmo carinho! TODOS- Atendei a nossa oração, Senhor! VOZ 3- Pelas crianças do mundo inteiro, especialmente pelas crianças tristes e abandonadas para que encontrem pessoas que lhes deem amor, carinho, educação, e alimento. TODOS- Atendei nossa Oração, Senhor! ORIENTADORA- Senhor Jesus, que acolheste e abraçaste as crianças, abençoais as criança desta comunidade, as crianças abandonadas; dê a elas um lar. Cuidai de todas as crianças de nosso mundo, para que elas tenham um lar cristão. cresçam no bem, com amor carinho e educação, que podemos lhes dar. ORINTADORA- convidamos todos para cantar e também como oração, do cancioneiro a canção 204 “ um dia uma criança me parou”. Vamos ser aquela criança que aparece na letra da musica. ___________________________________________________________ A MAIS SUBLIME LIÇÃO (jogral - 5 crianças) 1ª criança- A glória dos filhos são os pais e os filhos a herança do Senhor. Todos- Crianças, agradeçamos a Deus neste dia, pelos pais, pelos filhos, pelo amor. 2ª criança- Guarda o mandamento do teu pai- é o conselho do grande Salomão que acrescenta com sabedoria: 3ª criança- O filho sábio do pai ouve a instrução. 4ª criança- O Senhor disciplina a quem ama como o pai ao filho a quem quer bem. 5ª criança- Corrigindo-os com entendimento, visando a glória de uma vida além. 1ª criança- Como um pai se compadece do seu filho também o nosso Deus assim o faz- se compadece daqueles que O temem. Todos- Dando-nos bênçãos de perdão e paz! 2ª criança- O pai do justo se regozijará; seu coração se enche de alegria. 3ª criança- Pois teme o seu filho ao Senhor, que é o princípio da sabedoria. 4ª criança- Vós filhos, obedecei a vossos pais no Senhor. 5ª criança-Não provoqueis, ó pais, os vossos filhos, criai-os nos caminhos do Senhor. Todos- E crescendo não se desviarão pra honra e glória do Seu Criador. Fonte:trabalhinhos.blogspot ____________________________________________

E.B.D. Escola Bíblica..a importância!

Prof. Joany Bentes Como educadores cristão, não podemos de forma alguma descurar da responsabilidade em preparar nossas crianças a viverem num mundo globalizado, cuja ênfase é a busca por mais conhecimento. Nossa missão, apesar de difícil, tem de ser integralmente cumprida, a fim de que nossos filhos destaquem-se como testemunhas de nosso Senhor Jesus. Para chegarem à estatura de "varão perfeito" Ef 4:13, os pequenos dependem da orientação correta, embasada na Bíblia Sagrada, pois é na infância que se dá a formação do caráter. Então surge a pergunta: O que é caráter? Existem centenas de definições para caráter, mas após muitas pesquisas podemos concluir que caráter é a capacidade de ação e reação mediante fatos sejam estes bons ou maus. São traços da natureza humana que podem ser alterados e que se constituem a partir das relações familiares, ambientais, pedagógicas e sociais. É imprescindível que pais e professores da EBD estejam cientes de seus papeis como educadores e influenciadores do caráter de seus filhos, para isso Salomão aconselha: "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, quando envelhecer não se desviara dele" (Pv.22.6). Qualidades que contribuem para formação do caráter: Humildade - "Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz". Filipenses 2:7;8 Mansidão – "Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens". Tito 3:2 Longanimidade – "O Senhor é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta gerações". Números 14.18. Pode-se citar também os frutos do espírito, que se observados contribuíram na formação do caráter da criança. Foi assim com o menino Jesus, ele "...crescia em sabedoria estatura e graça diante de Deus e dos homens" (Lc. 2 . 52)Desde o primeiro momento da vida o ser humano começa a aprender. Quando a criança é pequena (dois a três anos) ela aprende a escolher entre o que é bom e que não é. Nessa idade se desenvolve a parte moral do caráter. Também aprende auto-controle, auto-segurança e desenvolve a coragem. Atenção dobrada as crianças de 0 a 6 anos, período em que incide a educação infantil, o desenvolvimento emocional, cognitivo e o crescimento sensório-motor da criança estão em ampliação e os infantes carecem de uma atenção maior na sua orientação educativa. É importante que professor e aluno tenham um bom relacionamento e para isso o professor precisa ter uma postura que compreenda. a) Saber ouvir os membros do grupo; b) Facilitar a integração do grupo; c) Não ser intransigente ou repressor; d) Estabelecer limites para o grupo; e) Não marginalizar ou rejeitar alguém do grupo; f) Agir de acordo com suas palavras; g) Não usar o grupo para seus interesses pessoais; h) Evitar descarregar os seus problemas no grupo; i) Ser sincero com o grupo. A eficácia do aprendizado depende do professor que deve conservar em mente as qualidades indispensáveis a um bom professor, sem as quais nem métodos criativos, recursos pedagógicos ou didáticos terão qualquer efeito, são eles: a) Ter Cristo como salvador: e senhor da sua vida; b) Ter liderança; c) Ter amor e interesse pelas crianças; d) Ser organizado; e) Cuidar de sua aparência pessoal; f) Praticar o que ensina; g) Pensar nos mínimos detalhes; h) Não desanimar diante de opiniões de pessoas que fazem oposição ao seu trabalho. Importante: O professor da EBD tem que tomar uma postura ,frente as investidas do mundo através das mídias de comunicação,pois as nossas crianças são invadidas e violentadas diariamente com pornografia audiovisual, além de outros conteúdos que deturpam os valores morais que alicerçam a fé cristã. A formação do caráter cristão vai além das limitações humanas, está ligada à ação do Espírito Santo na vida das crianças, fato que só será possível se a criança for estimulada a confiar em Deus. A fé das crianças e a Escola Bíblica DominicalO professor da EBD, que trabalha com os pequenos, precisa estar ciente do seu compromisso e deve ter como objetivo principal "a fé das crianças" LEFEVER, M. (2003). As crianças precisam aprender a falar com Deus, amar ao próximo, amar a Deus, e obedecer a sua palavra. Tais ensinamentos devem ser transmitidos na EBD. Observa o desenvolvimento da fé das crianças por fases: A FÉ DO BEBÊ Conceito-chave: Confiança Relacionamentos significantes: Mãe e Pai. Para uma criança desta faixa etária, somos as mãos e o rosto de Jesus.I I – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS Conceito-chave: Autonomia Relacionamentos significantes: Pais e professores da Escola Dominical. Tais crianças: • Aprendem através de encenações de histórias bíblicas. • São capazes de aprender que Deus criou todas as coisas. • Compreendem que a Bíblia é um livro maravilhoso, cheio de histórias especiais; é o Livro de Deus. • Aprendem sobre Jesus enquanto se movimentam. Aprendizes tátil-cinestésicos. • Aprendem a orar. III – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS Conceito-chave: Amor e Iniciativa Relacionamentos significantes: Professores da Escola Dominical, pastor, família Tais crianças:• Gostam de frequentar "a própria igreja" (Escola Dominical). • Aprendem a orar. • Gostam de recontar histórias sobre Jesus. • Aprendem a fazer mímicas de histórias bíblicas e de atitudes de Jesus. • Interessam-se por Deus. • Confundem Jesus e Deus. • Desenvolvem uma consciência sensível. • Perguntam sobre Jesus mais para interagirem com os professores do que para ouvirem respostas. • Desenvolvem conhecimentos bíblicos. • Permanecem apredendo a respeito de Jesus enquanto se movimentam. • Desenvolvem bons hábitos da vida cristã. • Aceitam Jesus como Salvador pessoal. IV – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS Conceito-chave: Amor e Diligência Relacionamentos significantes: Vizinhança, escola e igreja. Tais crianças: • Podem compreender o conceito de Deus como Criador. • Costumam fazer perguntas. • Temem a Deus porque Ele vê tudo que fazem. • Desenvolvem o conceito de Deus e Jesus como pessoas reais Identificam os personagens da Bíblia como reais. • Consideram a oração importante. • Orgulham-se da capacidade de ler em sua própria Bíblia. • Começam a compreender a "Adoração". • Podem envolver-se em projetos simples, como "ajudar". • 40% passam da aprendizagem bíblica tátil-cinestésica para a leitura visual (palavras e imagens). V – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS Conceito-chave: Aprender a amar. Tais crianças: • Estão esclarecidas quantos aos conceitos de certo e errado. • Desejam ser boas. • Começam a perceber a influência da consciência e os erros dos outros. • São capazes de sentir vergonha, podem admitir seus erros, mas frequentemente transferem a culpa de seus erros para "outros". • Têm seu interesse por Deus aumentado gradativamente. • Estão amadurecendo os conceitos acerca da morte e da ressurreição de Jesus. • São capazes de estudar a Bíblia sozinhos. • Usam de modo coerente o conteúdo das Escrituras e o que ouvem na Igreja. • Já possuem um desenvolvimento significativo na área do pensamente simbólico. • Estão ampliando sua visão de mundo. VI – A FÉ DAS CRIANÇAS DE 9 A 11 ANOS Conceito-chave: Justiça Relacionamentos significantes: Grupos de mesmo nível, igreja e modelos de lideranças seculares. Tais crianças: • Correspondem ao ensino sobre o caráter de Deus. • Aprendem mais facilmente a respeito da vida cristã por intermédio de projetos do que por exposição. • Começam a constatar que devem seguir suas próprias convicções acerca de Jesus. • Propõe perguntas mais difíceis do que as dos adultos. • São capazes de compreender o plano da salvação. • Compreendem o propósito da oração. • Desenham heróis da Bíblia e da igreja local. • Possuem uma necessidade de pertencer ao grupo. • Personalizam sua sexualidade a partir de uma perspectiva cristã. • Adquirem uma compreensão básica da ética bíblica. • São capazes de julgar suas póprias ações à luz das atitudes de Jesus. • Frequentemente fazem confusão entre o certo e o errado. VII – A FÉ DOS ADOLESCENTES Conceito-chave: FidelidadeA maioria das pessoas que consolida sua fé até os 12 anos permanece fiel pelo resto de sua vida. Conclusão É inegável que a criança que tem uma fé alicerçada em Cristo terá seu caráter formado dentro dos padrões espirituais e nesse sentido a EBD é em todos os aspectos um centro de influência positiva. O professor da EBD deve buscar em Deus e na sua palavra a sabedoria necessária para conduzir os pequenos ao principal objetivo da vida cristã, "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4:12,13. REFERÊNCIAS BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Versão corrigida.LEFEVER,M.Métodos Criativos de ensino: como ser um professor eficaz.Rio de Janeiro:CPAD,2003

Programação culto infantil!

O Cultinho mensal para as crianças é de suma importância, uma vez que elas esperam sempre algo de novidade, e em cada culto temos muitas bênçãos para nossas crianças, por isso aproveite bem esta apostila, e que ela sirva para sua edificação, em seu ministério. Pontos importantes do Culto infantil das nossas crianças. Oração Louvores História (palavra) 3.1 Recursos usados para a pré e pós-ministração da história (data-show, retro, cartazes, painéis, fantoche, dramatização com estilo época e etc..) Participação das crianças no culto, num todo, seja nos louvores, palavra, e outras atividades. Encerramento com brindes (não é interessante como essas crianças esperam sempre algo? Seja balão, balas, doces, ou lanches) 1. ORAÇÃO É importante desde cedo incentivar nossas crianças a manter o hábito da oração, sabemos que ela é de grande valia para nos manter em contato com Deus, e sabemos muito bem da dificuldade de nós adultos mantermos este hábito, por isso se nossas crianças chegam na Igreja, vamos pedir para elas “ajoelharem-se” e a orar, e não ficar nos bancos correndo para lá e para cá. Tenho por certo que o hábito vai ser tornar futuramente em um aliado de nossas crianças, uma vez que fazendo hoje, não esquecerão amanhã. 2. LOUVORES Eles adoram cantar, e se não ganharem oportunidade, “ficam bravos ou tristes”. Por isso é importante fazer uma “escala do culto em si, quem vai ler a palavra, quem vai orar, e quem deseja louvar”. Mas sempre há muitas crianças para louvar, então faça o seguinte, converse com eles e diga que “se não der para louvar neste culto, terão oportunidade no próximo” mas não esqueça de deixar anotado os nomes, por que se esquecer eles certamente não esquecerão. Além do que incentivar elas a louvarem é uma benção pois podem estar “gerando” um talento, e ainda assim estamos incentivando-os a sempre louvar DEUS, o que é mais importante. 3. HISTÓRIA BÍBLICA [PALAVRA] Uma das partes mais importantes do Culto, certamente sua equipe de (tios e/ou tias) convidaram alguém para trazer a mensagem, e um fator importante, na verdade sempre desejo convidar alguém que PREGUE para as crianças e traga a igreja também uma mensagem com a mesma direção. O que vemos é de fato um (a) pregador (a) ser convidado (a) para crianças e prega para a igreja e as crianças ficam "boiando" por favor, eles esperam o ano todo para esse evento, aí vem alguém e prega para os adultos ? É certo que pode haver direção para adultos , existem exceções, no entanto se é culto infantil, pregue para as crianças. Muito cuidado na escolha, deve-se conhecer a pessoa, ou pelo menos ter indicações a respeito dela. E sempre ter o aval do PASTOR LOCAL e consultá-lo antes. 3.1 RECURSOS VISUAIS PRÉ E PÓS-MENSAGEM Este tema está ligado á ministração da história, uma vez que varia de acordo com cada convidado para ministrar. Podemos abusar tranqüilamente no uso de recursos para a ministração, claro que desde que os mesmos estiverem disponíveis, entre tais temos: · Cartazes, veja meus cartazes · flanelógrafos, · data-schow, · retro-projetor (slides) · fantoches (em algumas igrejas não é permitido – sempre que viajo pergunto antes se posso levar, é bom respeitar os costumes locais)veja nosso fantoche. · Recursos visuais para auxilio na fixação dos versículos, veja o modelo. · Recursos visuais para o pós-mensagens, para testar a fixação da mensagem pelas crianças (Perguntas) no meu caso eu uso a minha ovelhinha MÉÉ, conheça a Méé 4. PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS Elas são “donas do culto” logo tem muito que participar, desde o começo, eis algumas participações delas no culto: · Cantar hinos da harpa · Leitura da bíblia · Louvores · Dramatizações (se tiver) · Fantoches (se tiver) · Coreografias (se tiver) · Auxílio para segurar visuais de versículos de pré-mensagem com preletor (a) O importante é usá-las com empenho, dando a elas a ênfase de estar sempre envolvido na obra do MESTRE e servindo a Cristo e a igreja, amanhã eles serão obreiros (as). 5. ENCERRAMENTO - BRINDES – LANCHES É impossível terminar um culto infantil sem dar a eles algo. Nem que seja uma lembrançinha de E.V.A feita com amor e carinho. Mas se for doce, balas, pipocas, lanches e balões, pronto, você já os conquistou-os para que eles venham no próximo culto, e é importante salientar a eles para que TRAGAM VISITANTES, seu amiguinho de escola e etc. Pois assim você já os ensina a serem “evangelizadores” desde cedo. É claro que isto depende muito dos recursos disponíveis em cada grupo, mas lembre-se um esforço para incentivá-los a estar na igreja é sempre benéfico.

APAIXONADA POR JESUS E ELE POR MIM

JOGRAL

___________________________________________________________________________Jogral - O Nome de Jesus
Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.
1 - Seu nome será Maravilhoso,Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.
2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará,Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.
3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.
4 - Seu nome será Príncipe da PazPorque a paz pregará. E quem for pacificador Bem-aventurado será.
5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.
6 - Seu nome será Emanuel,"Deus Conosco" - quer dizer.Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.
7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor,Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.
Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA
DIGA NÃO AO HALLOWEEN