segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estudo Bíblico para culto de doutrina. Tema: Quando os Pais Oram

Texto: 1 Samuel 1.27-28    

 INTRODUÇÃO
Sempre chamou-me a atenção a im­portância que a Bíblia dá à influência da oração dos pais sobre a vida dos filhos. Principalmente, porque o próprio Deus, ao estabelecer a Aliança da Graça, re­vela o seu interesse de abençoar os fi­lhos através da instrumentalidade dos pais: “Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” (Is 44.3). E um dos meios de que Deus se utiliza para aben­çoar os filhos dos crentes é a oração dos pais.

O apóstolo Paulo reconhece a in­fluência espiritual dos pais sobre os fi­lhos, quando diz a Timóteo: “Pela recor­dação que guardo de tua fé sem fingi­mento, a mesma que, primeiramente habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti” (2 Tm 1.5).

Na lição de hoje, pretendemos des­tacar o ensino bíblico acerca da influên­cia da oração dos pais sobre a vida dos filhos.

EXPOSIÇÃO
1. UMA BASE BÍBLICA

Deus ao criar o indivíduo, criou tam­bém a família (Gn 1.26-27). E assim como o pecado atingiu o indivíduo, afe­tou também a família (Gn 3). Contudo, Deus não revogou a Aliança após o pe­cado do homem, mas providenciou a Redenção através de Jesus Cristo. Todo Antigo Testamento descreve o processo histórico de preparação dessa redenção até à sua consumação em Jesus Cristo (Gl 4.4). E o alvo de Deus sempre foi abençoar o indivíduo juntamente com a sua família. Deus se compromete, na Ali­ança da Graça, a abençoar a nossa fa­mília (Gn 12.1-3; Gl 3.7-9).

Vejamos alguns exemplos de homens que intercederam pela sua família:

1.1. Noé

“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, apare­lhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”{Hb 11.7, grifo da citação).

1.2. Abrãao

“Porque eu o escolhi para que orde­ne a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito” (Gn 18.19, grifo da citação).

1.3. Páscoa

“Falai a toda a congregação de Isra­el, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta e em ambas as ombreiras, passará o Senhor aquela porta e não permitirá ao Destruidor que entre em vossas casas, para vos ferir” (Êx 12.3,23, grifo da cita­ção).

1.4. Pedro

“Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”(At 2.39, grifo da citação).

1.5. Paulo e Silas

“Depois, trazendo-os para fora, dis­se: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.30-31, grifo da citação).
Em síntese, há um compromisso de Deus com os pais crentes em abençoar os seus filhos, desde que os pais sejam fiéis a aliança com Deus: “Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não te­mas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo” (Gn 26.24, grifo da citação).

2. ORANDO PELOS FILHOS

Ana, mãe de Samuel, diz: “Por este menino orava eu; e o Senhor me conce­deu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Se­nhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor” (1 Sm 1.27-28).

Nesta declaração, Ana reafirma o que já sabemos: o nascimento de Samuel foi resposta de oração: “por este menino orava eu”. Também, que Samuel não lhe pertencia, tal como nenhum filho é pro­priedade de pai humano, pois os nossos filhos pertencem a Deus. Então, ela o de­volveu a Deus, em cumprimento do seu voto e em atitude de consagração do seu filho a Deus: pelo que também o trago como devolvido ao Senhor.

A atitude de Ana coloca-nos diante de um grande desafio: orar pelos nos­sos filhos e consagrá-los a Deus. E, quan­do devemos orar por eles?

•Devemos orar por eles antes mesmo do nascimento, afim de que nasçam com saúde (SI 139.13-16).

•Devemos orar pela conversão e o crescimento espiritual dos nossos filhos (Lc 1.66-80).

•Devemos orar pelo futuro dos nos­sos filhos, principalmente quando tive­rem que tomar decisões sérias, tais como sobre o estudo, profissão, casamento etc. (Gn 24).

•Devemos orar pelos filhos que se acham afastados da comunhão com o Senhor (Tg 5.16-20).

•Devemos orar pela família dos nos­sos filhos e pelos nossos netos (SI 128).

CONCLUSÃO

Quero concluir esta lição insistindo que devemos orar pelos nossos filhos. Leia com atenção a oração que uma vovó fez por sua netinha:

“Meu precioso bebê, em celebração à sua chegada eu fiz este presente especial, chamado de manta de oração. Quando se cobrir com ela, saiba que está coberto de oração. Cada ponto representa uma oração fei­ta por você. Aqui estão dez orações mi­nhas por você:

1. Como um novelo que se transfor­ma em uma bela manta, Deus tem um belo plano em sua vida. Peço a Deus que você o descubra (Jr 1.5).

2. Esta manta foi feita por mãos hu­manas. Mas você foi maravilhosamente formado por mãos divinas. Peço a Deus que você saiba o quanto é especial para Ele (SI 139.14).

3. Se eu errar um ponto, a manta se desfaz. Porém, Deus tem planos mara­vilhosos para cada passo de sua vida. Eu peço a Deus que você possa seguir os planos dEle e saber que mesmo quan­do nós, como família, erramos um pon­to ou dois, Ele pode nos redimir quando confiamos nEle (Pv 28.13).

4. Se eu voltar e consertar um pon­to, a manta não ficará defeituosa. Se você voltar e confessar os seus pecados, sua vida será santa. Peço a Deus para que você tenha a coragem de con­fessar os erros para que viva uma vida santa (1 Jo 1.9).

5. Esta manta tem muitos pontos, mas nada se compara aos pensamentos de Deus para com você. Peço a Deus que você se lembre dEle e saiba que Ele se lembra de você (SI 139.17).

6. Precisei tecer três fios juntos para fazer, uma manta forte. Serão necessá­rias três partes (você, sua família e Deus) para que sua vida seja forte. E serão ne­cessárias três pessoas da Trindade para manter sua vida de pé. Peço a Deus que você se apoie nEle e na sua família (Ec 4.12).

7. A borda desta manta impede que ela perca o formato. Deus quer colocar algo em volta de você para protegê-lo e esquentá-lo. Peço a Deus que você sem­pre fique entre os limites que Ele esta­beleceu para você (Jó 1.10).

8. Minha esperança é que esta man­ta o conserve quente e seguro. O plano de Deus é muito maior. Ele quer lhe dar um futuro e uma esperança. Peço a Deus que você sempre ponha sua esperança nEle (Jr 29.11).

9. Quando você se cobrir com esta manta, saiba que está coberto de amor e de oração. Deus quer cobri-lo com amor do seu Filho. Peço a Deus que você possa amar a Jesus desde novo (Jo 14.21).

10. Embora eu saiba que um dia esta manta não servirá mais para você, eu peço a Deus que você sempre saiba que necessita dEle (1 Jo 4.15-17).

Com amor, Sua vovó. “

Nenhum comentário:

Deus

JOGRAL

___________________________________________________________________________Jogral - O Nome de Jesus
Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.
1 - Seu nome será Maravilhoso,Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.
2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará,Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.
3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.
4 - Seu nome será Príncipe da PazPorque a paz pregará. E quem for pacificador Bem-aventurado será.
5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.
6 - Seu nome será Emanuel,"Deus Conosco" - quer dizer.Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.
7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor,Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.
Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA

SE NÃO AGRADA A DEUS TÔ FORA
DIGA NÃO AO HALLOWEEN